segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TER FILHOS...


Muitas vezes aqui o meu cérebro fica como em standby mode, sem grande capacidade para pensar e muito menos com a capacidade de transmitir neurologicamente sejam que instruções forem aos meus dedos para que dedilhem o teclado do computador…

É certo que essa apatia intelectual é muitas das vezes fruto de um work, que já por si é passado entre 7 a 8 horas sentado em frente a um ecrã e teclado, deixando-nos num estado vegetativo que incapacita qualquer um de pensar e fazer seja o que for depois das 18h00…

Custa-me imaginar como será ter filhos nestas condições… a maior parte do pessoal da minha geração já os teve individualmente ou aos pares, e aquilo que me fazem transparecer é a grande dificuldade que sentiram em termos de tempo, finanças e, fundamentalmente, em termos de paciência… por outro lado, e apesar do stress que um puto nos traz, existe, segundo quem os teve, um certa dose de prazer e satisfação em os ter…

Ora, eu, hoje, impossibilitado que estou de imaginar seja o que for, decidi recorrer a um dos meus catalizadores de ideias… o Stewie… e, para não variar, encontrei a expressão de tudo o que os meus amigos dizem sobre o que é ter um puto…

1 comentário:

Morgaine disse...

Caro JB:
O Stewie, tal como todos os putos, sabe ser um chato!

Tendo eu tido um filho individualmente (sou mãe/pai 365 dias por ano) entendo muito bem os teus receios de "depois das 18h".
Há dias absolutamente caóticos: arrumar as compras, dar-lhe atenção, dar banho, dar-lhe atenção, fazer o jantar, dar-lhe atenção, jantar, dar-lhe atenção, arrumar a cozinha, dar-lhe atenção, levá-lo para a cama, até que finalmente adormece!
Garanto-te que, a essa hora é que já estás num absoluto estado vegetativo, onde já nem te apetece nada a não ser vegetar em frente da televisão... Mas, azar dos azares, é preciso arranjar tudo para o dia seguinte: a roupa, a comida, o equipamento da natação... Deixas o vegetar para quando fores para a cama! Ou então ainda te arrastas para o sofá da sala e corres sérios riscos de adormecer lá!

Nem todos os dias são assim! Há dias em que os Gormitti, os Bakugan, te dão algum "sossego" e tu até consegues dar uma espreitadela ao FB, enquanto tens a carne no forno e o tacho do arroz ao lume! ;-)

Isto tudo, só para te dizer que os filhos se criam com as condições que temos: dias bons, dias maus, dias de neura, dias em que não podes com "uma gata pelo rabo", mas tbém dias em que só um abraço do teu filho te consegue trazer alegria e boa disposição, dias em que só a gargalhada dele te consegue fazer rir, dias em que adormeces ao lado dele, com ele agarrado ao teu pescoço, depois de teres ouvido um doce "adoro-te mãe"... e nem te lembras do que fica por fazer... de manhã pensas nisso!

E é este "adoro-te mãe", que te dá a paciência quando ela falta, as condições quando não as tens e que faz com que não pendures o puto num poste, quando ele faz uma cena parecida com a do Stewie!

Isto tudo, misturado com uma certa dose de loucura, muito improviso, algum bom senso, alguns berros e sermões pelo meio, resulta no tal prazer e satisfação em os ter!

Quando o vês subir ao palco na peça da escola, marcar golos, atirar-se de cabeça para dentro de água, correr para ti quando te vê, garanto-te que te esqueces de todas as dificuldades e o teu cérebro passa de standby mode para proude-mother mode, num ápice! :-)