quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estado de Coma de um grande amigo II - Recuperação

Como já vos tinha dito há uns dias atrás, o meu querido VW Polo sofreu a sua primeira ‘doença súbita’… a junta da cabeça do motor acabou por se render à sua idade e deixou passar água para um dos cilindros, provocando o sobreaquecimento do motor.

Felizmente percebo um pouco dos ‘sintomas’ das diferentes ‘doenças’ que podem afectar um automóvel e não deixei que o sobreaquecimento fosse em demasia e causasse qualquer tipo de destruição no motor e componentes.

Hoje lá fui eu buscar esse velho amigo que teve ‘alta’ da sua maleita, ainda com uns 'pontos', que daqui a 1000 Km serão retirados… para muitos isto é chinês, mas o que eu quero dizer é que a junta foi substituída e a cabeça do motor apertada, mas terá que ser reapertada daqui a mil kilometros após ‘acamar’… nos carros mais recentes esse reaperto não é necessário devido aos parafusos com auto afinação.

Acabei de fazer 60 km e aparenta estar tudo bem. Amanhã vou para Coimbra na auto-estrada e vamos fazer o teste final… aquecimento e compressão … se nada se verificar de errado, penso que esse meu 'amigalhaço' tem mais uns 250.000km pela frente!!

Para muita gente pode parecer parvoíce manter um carro com 21 anos...mas sejamos racionais: um carro que, durante estes anos todos, apenas teve duas verdadeiras avarias, sendo a primeira assinalada pela luz vermelha do alternador por causa de umas escovas gastas, o que, apesar de tudo, não fez o fez parar e custaram a módica quantia de 20 euros, e agora esta, mais grave é certo, que finalmente me deixou a pé e fez parar o carro por três dias, mas cujo arranjo será aproximadamente o gasto de duas prestações de um carro novo!? ... porquê o atirar para a sucata com esta fiabilidade e fazendo-me evitar o sorvedouro de dinheiro que um automóvel novo cheio de electrónica produz??

Sim, concordo com a ideia que se calhar não é muito in andar num carro velho, apesar do aspecto de bem tratado... mas se quiser ir a um casamento, ou a uma outra situação em que necessitarei de 'parecer bem', vou a Interrent e alugo um carro novo e bonito pela simples quantia de 8,20 Euros ao dia (preço final) que foi o que paguei pelo Seat Ibiza novo com ar condicionado e jantes especiais que usei enquanto o 'velhinho' estava no 'hospital'...

...é uma questão de racionalização, pura e simples...

...para viagens longas? levo o VW sem pestanejar...é o mais fiável para longas viagens, e já o provou na ida a Holanda, a Espanha e às imensas viagens ao Algarve, Lisboa, Porto, Coimbra...etc, etc....

Em todo o caso, obrigado por todos os que torceram pela recuperação deste grande 'amigo', que vos fica em dívida... e quanto ao João Nuno, bem esse meninino vai ter de se conformar com um tio semítico e ter de continuar a andar no carro velho dele...

Entretanto, para quem tem curiosidade por carros e pela história destes, deixo-vos com este link (em inglês) onde poderão verificar que o Polo MkII, produzido entre 1981 e 1990, com o facelift de 1990 a 1994, foi um dos carros, desta gama, que mais durabilidade demonstrou até hoje, tendo, inclusivamente, sido dos carros mais bem construidos à época...algo que comprovo ainda hoje comparando os materias usados nos carros mais recentes, que têm muitas 'mariquices' giras, mas de pouca durabilidade, qualidade e má construção.