quinta-feira, 28 de maio de 2009

Deus e Religiões...outra vez...

Hoje estava eu todo contente no meu posto de trabalho a malhar incessantemente no teclado de computador quando, de repente, cai do ar uma folha de papel com um texto que vou passar a descrever na integra:

"Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo, como sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro sobre vários assuntos. Num determinado momento eles começaram a falar sobre Deus. O barbeiro disse:

- Eu não acredito que Deus exista como você diz!
- Porque você diz isso? - o cliente perguntou.
- Bem, é muito simples... Você só precisa sair às ruas para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento.

Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas.

O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta, para prevenir uma discussão.

O barbeiro terminou o trabalho. O cliente pagou e saiu.

Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava cabelo ou fazia a barba e ele parecia bem sujo e arrepiado.

Então o cliente voltou para a barbearia e disse:

- Sabe de uma coisa? Barbeiros não existem!
- Como assim, barbeiros não existem? - perguntou o barbeiro – Eu sou um!
- Não, eles não existem! Pois se eles existissem não haveriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está ali na rua.

- Ah! Mas barbeiros existem... o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é opção delas.
- Exatamente! É justamente isso! Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, e isso é opção delas. É por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo.“Deus não promete dias sem dor; risos sem sofrimentos; sol sem chuva. Ele prometeu força para do dia; conforto para as lágrimas e luz para o caminho.”

Pois… e eu a dar-lhe com “Deus”… pois bem, não estou a dar com coisa nenhuma. Estas coisas perseguem-me mas é!!! Começo a achar que tenho uma certa tendência electromagnética para coisas religiosas!!!...livra!!
Esse papel tinha sido colocado na minha secretária por uma das minhas colegas mais ‘idosas’… acho que todos acabamos por passar por experiências iguais na sua vida profissional, só que normalmente os papeis são de anedotas porcas… mas comigo só aparecem destas coisas.

Neste caso em particular, sabendo ela da minha forma de estar pragmática e pouco dada a ideologias espirituais, e também porque não consegue dar a volta aos meus argumentos quando começa com as suas conversas de espiritualidade, decidiu ‘contra-atacar’ com um argumento, pensava ela, indestrutível quanto a evidência da existência de Deus…

A teoria que acabaram de ler (que se encontra num website de espiritualidade brasileiro!?), é da lógica da batata… disse-lhe eu…

…por uma simples razão: Deus não ‘comercializa’ os seus serviços, nem está confortavelmente sentado à espera que as suas ovelhas se dirijam até Ele, enquanto assiste regalado às guerras e destruições humanas a rir-se de tal estupidez e da cegueira humana a Ele próprio.

Deus, a existir como conceito de Ente, deveria aplicar as suas qualidades e virtudes, independentemente se o procurássemos ou não, por isso é que é Deus…e não Homem…

…até porque, ainda há-de vir a pessoa que me diga concretamente como e onde encontrar Deus… espero que ele não tenha uma loja ali na esquina por onde passo todos os dias…

… e na verdade, muitas vezes corto o cabelo a mim próprio, o que fará de mim, contextualizando o texto, barbeiro? … e porque não também ser Deus?...na realidade já o fui muitas vezes quando tirei a vida por divertimento a uma mosca por exemplo…

Sem comentários: