sexta-feira, 17 de julho de 2009

40 Anos após… APOLLO XI


Faz hoje, 16 de Julho, 40 anos que a Humanidade saiu deste bocado de terra e água, a Terra, para tentar pisar outro lugar … a Lua…

Daqui a 4 dias, em 20 de Julho de 1969, toda a Humanidade estaria sentada frente à televisão e da rádio para testemunhar o primeiro ser humano a pisar outro local deste enorme universo.

Três homens, Neil Amstrong, Edwing Aldrin e Michael Collins, partiam ás 13h32, hora da Florida, do Cabo Canaveral, para esta viagem espantosa…

Mas para estes homens chegarem onde chegaram, outros como eles testaram, morreram (Apollo 1) e voaram à volta da Lua (Apollo 8), no programa Apollo.

O que poucos se lembram, é que depois da Apollo 11 ainda foram efectuadas mais 6 missões Apollo com o intuito de pousar na Lua, tendo 5 tido sucesso nesse intuito:
Apollo 12, Apollo 14, Apollo 15, Apollo 16 e Apollo 17

A missão Apollo 13 não obteve sucesso, mas terá sido, depois da Apolo 11, aquela que mais fama detêm, devido ao suspense em que manteve toda a civilização durante o período de regresso à Terra, devido a um incidente que destruiu praticamente todos os sistemas de vida do modulo de serviço. Esta missão foi ainda imortalizada no filme “Apollo 13” que todos nós nos lembramos de ver nos tempos recentes.

Não irei falar muito mais deste grande feito Humano, até porque existem inúmeros pontos de interesse histórico por onde poderia começar a escrever um verdadeiro livro…

No entanto, não posso deixar de referir dois dos homens mais importantes na realização deste feito:
- John F. Kennedy, o Presidente visionário que ordenou literalmente a ida à Lua, ‘not because they are easy, but because they are hard”… (o discurso está no link)

- Wernher Magnus Maximilian von Braun, o criador da visão, o criador da máquina mais poderosa alguma vez criada pelo Homem, o Saturno V. Depois desse foguetão, não existiu nenhuma outra máquina tão poderosa…

Este último foi também o criador das más afamadas V2 nazis. Não o fez por partilhar as convicções Nazis destrutivas, mas fez-lo para estudo e perseguição do seu sonho de construir máquinas capazes de escapar à gravidade terrestre, com o apoio de um esforço de guerra. E por o ter afirmado 1944, foi preso pelos Nazis. Em 1945 foi capturado/resgatado com outros colegas, pelo exército Norte-Americano, que conseguiu chegar primeiro que o Soviético, (já se notavam os primeiros indícios da Guerra Fria e da corrida ao espaço) e levado para os EUA. Já em território americano, as V2 foram efectivamente máquinas de estudo para o que se iria passar nos 20/30 anos seguintes. Estes misseis de 14 toneladas, foram os primeiros foguetes Humanos que atingiram o espaço sub-orbital a 80Km de altura.

E estes dois homens são verdadeiros Humanos, em toda e total acepção da palavra. Podem e tornam realidade os seus sonhos, liderando um grupo de homens a ultrapassar todos as dificuldades que lhes são colocadas… o sonho acima de tudo, o orgulho de sermos natural born explorators, o respeito pelos esforços de todos os que participam numa missão, incluindo o respeito pelos que deram a sua vida, para essa missão.

Após estes anos todos, ainda me pergunto o que causou a paragem na exploração espacial, tal com estava prevista. Por esta altura já deveríamos ter uma base lunar, e estaríamos a caminho de Marte…

A verdade é que não estivemos parados. Todos os países evoluíram, decidiu-se reprimir o desejo primário de explorar pessoalmente…fizemo-lo sem perigos com sondas não tripuladas, estudamos, melhoramos e evoluímos…criamos uma estação fixa a ISS, e agora, após 40 anos, estamos verdadeiramente preparados para retomar com toda a força a exploração presencial da Lua (construção da base lunar em 2020) e de Marte.

Prevejo os próximos 50 anos como o verdadeiro início da colonização extra planetária…em 200 anos, se tudo correr bem, poderemos ter descendentes directos a viver e trabalhar na Lua ou em Marte…e isto não será ficção cientifica. São projectos reais e tecnicamente ao nosso alcance. E desta vez, not because they are hard, but because they are easy.

Não posso deixar passar também a minha indignação com comentários como este,

Estas pessoas vivem ilusões e não querem assumir a nossa força e capacidade enquanto espécie…para mim essas pessoas são mesmo muito pequeninas e devem ser tratadas com cuidado e carinho pois não conseguirão atingir uma maturidade intelectual digna de um Humano…
O problema é que não tinha a minima ideia de como é generalizada a ideia que tudo isto é falso, e existem inumeras pessoas que têm essa convicção... sinto-me repugnado com a ideia de haverem pessoas que pensem dessa forma, como me sinto repugnado com a ideia do Criacionismo...
O curioso é que por muitas teorias da conspiração que possam haver, esta é daquelas que logo à partida será totalmente impossivel, uma vez que o ambiente geopolitico da época (guerra fria e corrida ao espaço) poria a nú muito rápidamente qualquer farsa gigantesca como seria este o caso. A URSS nunca admitiria que os EUA tivessem um protagonismo falso sobre esta matéria, seria literalmente impossivel.

A verdade é que, a primeira vez que alguém me disse convictamente que a ida à Lua tinha sido uma farsa, e que acreditava sinceramente que nunca lá tínhamos posto os pés, fiquei estupefacto… por um lado por ser uma rapariga licenciada em Gestão de Empresas, da minha idade…
… pensei que essa pessoa tinha vivido toda a sua vida isolada do mundo real… a Lua não é um bicho de sete cabeças, nem faz parte de um sonho ou de uma fabula… ela está lá, é real, e bastam 384.403 km para lá chegar… um pouco mais que a quilometragem do meu carro de 21 anos…

E são estes paradoxos (pessoas licenciadas jovens sem capacidade para entender que a tecnologia Humana de há 40 anos era de certa forma muito mais interessante que a actual – vejam o caso do Concorde ou do SR-71) que ainda me deixam perplexo por fazer parte de uma sociedade completamente desequilibrada…
Mas para essas pessoas digo apenas, já que se deixam levar por tudo o que vêem no YouTube ou noutro qualquer lugar onde não conseguem determinar a sua origem, procurem exactamente nesses lugares (YouTube por exemplo) os filmes existentes sobre os episodios dos MythBusters onde testam e atiram por terra todas as provas das teorias da conspiração sobre o assunto, como este filme.

Não deixo, contudo, de me sentir cheio de sorte de fazer parte de uma espécie capaz de tamanhos feitos…desde atravessar oceanos, sem saber o que está do outro lado, até atravessar o vácuo do espaço para conhecer e evoluir cada vez mais…

Sem comentários: