quarta-feira, 22 de julho de 2009




SATURN V


Saturno V…


…a máquina mais poderosa, alguma vez construída pelo Homem…
…a máquina que levou o Homem a outro local do Universo…


…tão ‘infernal’ e no entanto, tão bela…


…todos aqueles da minha geração e das gerações posteriores têm, no seu imaginário infantil, a imagem do foguetão cujas chamas se propagavam pela parte inferior da sua estrutura…quem nunca o desenhou quando era criança?...


...esta é a máquina que produziu essa imagem…


…mas todo o imaginário têm a sua componente real, e esta é a componente real dessa máquina:




Estas imagens não são de nenhum filme de ficção cientifica, embora o barulho e o efeito visual assim o deixem entender... são reais e são de testes aos motores do S-1C (primeiro estágio do foguete e o mais potente). Verifiquem a enorme potencia desses motores, através do efeito produzido na humidade junto ao solo nas primeiras imagens…


Simplesmente poderoso!


Quase que diria que no dia em que fizeram estes testes, os motores, cujo o escape foi deflectido para a horizontal, empurraram a Terra na sua rotação (ou a travaram!!)


Os números são estonteantes:


- 110,6 metros de altura
- 10,1 metros de diâmetro
- 3.038.500 Kg de massa (3.038 toneladas)
- 7.648.000 Lbf/s (1.057.730,93 Kgf.m/s) de impulsão que equivale a 14.098 Cv o mesmo que 14.000 automóveis de 100 Cv todos a puxar ao mesmo tempo à potência máxima!!
- 118 toneladas de carga
- 13 lançamentos sem falhas

...e para terem uma noção das dimensões vejam a foto...


Esta é a tecnologia dos anos 60 do Século XX, pura e dura…a macro tecnologia, suja e bruta, que foi ultrapassada (mas não substituída!!) pela micro tecnologia da informática, mais limpa e ‘inteligente’. Irá, no entanto, ser recordada e, quem sabe, a ser necessária novamente…

Sem comentários: