terça-feira, 18 de agosto de 2009

Kayak, copos e Stock Cars à Portuguesa...maluqueira total

Este último fim de semana foi algo peculiar, pois talvez tenha sido o fim de semana de Agosto mais completo e preenchido que tive... com a excepção dos passados na Suíça.

No sábado, decidi fazer algo de diferente, pois como devem ter lido nos posts anteriores, andava com vontade de atirar o trabalho para uma fossa séptica e ir divertir-me com os hobbies de Verão alternativos à praia... e foi isso mesmo que fiz! Trabalho para a m#$%a, e como o João Nuno andou toda a semana a ‘picar-me’ para descer o rio Vouga, logo pela manhã peguei no Kayak e lá fomos nós descer esse rio... algo que já há algum tempo andava para fazer.

Foi porreiro, não fosse a escassa água que nos encalhava frequentemente nas diversas pedras...

... e o facto de ter de ser aqui o escravo a remar, pois havia alguém que simplesmente apreciava a paisagem e dizia: -“Pareço mesmo o Bear Grylls o ultimate survivor...um gajo aqui a fazer um esforço imenso para sobreviver no meio desta natureza toda!” .... e o escravo a remar lá atrás...
Depois, à noite, mais uma reunião de copos e convívio, que o JN já se habituou a marcar, tal como refere no seu último post do seu blog... leiam aqui.

Dessa reunião adveio o sucedido no Domingo, cujos intervenientes foram praticamente os mesmos, e que me levaram a assistir a uma das coisas mais divertidas que vi nos últimos tempos: Uma corrida de Stock Cars, em Mira.

Não, não são os Stock Cars americanos da NASCAR, que chegam a atingir velocidades de 350 Km/h....

Esta é uma ideia importada de França e tem mais a ver com o jogo de video: Demolition Racer

A ideia é simples: - Vamos à sucata (ou não) arranjar o carro mais barato possível, mesmo que esteja todo amassado. O que interessa é que ande.

Pegamos na "sucata" e inscrevemo-nos na corrida.

Regras? Poucas. Do que pude apurar são as seguintes:

O carro:
- Retirar tudo que possa se soltar e magoar o condutor numa colisão, vidros, espelhos retrovisores e faróis incluídos,
- Colocar uma roll cage de protecção para caso haja capotamento (quase certo) o carro não amasse o condutor, e esta é talvez a questão técnica mais difícil de realizar.
- Só participam carros até 1600 CC de cilindrada, com peças de origem, com especificações de origem, ou que não melhorem significamente as prestações, tudo comprovado por livrete e vistoria,
- A porta do condutor tem de ser pintada de cor diferente e estar reforçada por uma barra transversal.

Na corrida:

- A partida é dada em grelha, existindo fiscais de corrida pela pista com 2 bandeiras: verde e vermelha. Verde para avançar, vermelha para parar imediatamente. A vermelha só é levantada quando algum piloto pretenda abandonar o carro. Nesse caso todos os carros devem-se imobilizar imediatamente no local onde estão, até sinal de bandeira verde.

- De resto vale tudo até ao final das corridas, com a excepção do embate propositado na porta colorida do condutor.

Apesar da loucura, as simples regras tornam a segurança quase tão elevada ou mesmo maior à existente numa estrada normal. A própria pista é de tamanho diminuto não sendo possível atingir velocidades elevadas. O objectivo da corrida é chegar ao fim, nem que para isso tiremos à força o carro da frente.
Para ficarem com uma ideia vejam as filmagens de uma das corridas do ano passado no mesmo local, que, para não variar, encontrei no youtube....


1 comentário:

Anónimo disse...

ahahahah

escravo!!

foi xelente o fim-de-semana....e pior ainda foi a noite de domingo onde me matei completamente..

ahahah

muito bom mesmo..

este fim-de-semana temos entao que pegar na BTT e mandar-nos montanha abaixo com declives de 90º...tipo buracos e assim..

yeah!