terça-feira, 3 de março de 2009

Loucura Social... a falta de noção da realidade do mercado imobiliário

Estamos em plena recessão económica, todos já o compreendemos, mas...teremos mesmo compreendido??

Nas últimas semanas tenho-me deparado, estupefactamente, com a irracionalidade da especulação do mercado imobiliário que, como será óbvio, se rege por pessoas irracionais.

Vou tentar não me alongar mas, com tanta estupidez, começo a pensar que se calhar será muito difícil explanar ideias de uma forma sintética sobre o que tenho observado.

Bom. Por um motivo que não importa para aqui, decidi começar a procurar nova casa. Arrendar era o que tinha em mente face à especulação que o mercado de venda tinha vindo a ter até há meses atrás.

O irreal desta coisa toda é que há meia dúzia de meses um T0/T1 arrendava-se, em Aveiro, por preços entre os 200 e os 300 euros mensais, indo até aos 350/400 para os apartamentos mais ‘luxuosos’, sendo ‘luxo’ uma coisa muito subjectiva quando este existe em espaços onde eu (1,88m de altura) não me consigo deitar ao comprido, e onde temos de secar a roupa na banheira quando ela existe... Agora, esses arrendamentos subiram para no mínimo 325/350 euros, no primeiro caso, e 375/450 euros no segundo caso.

E relativamente aos apartamentos Avant-garde passo a exemplificar um caso da tal irracionalidade:

Existe um determinado edifício em Aveiro que se designa por Smart '####'. Foi até contemplado com alguns prémios de Arquitectura pela inovação e teve criticas positivas por parte de conhecedores na área por causa da introdução do conceito do Loft Nova Iorquino em cidades portuguesas, nomeadamente em Aveiro.

Bem, não sou perito em Arquitectura, mas tenho alguns conhecimentos sobre as funcionalidades de uma casa e, do que é um Loft...mas chega de conversa. Vamos ver as imagens promocionais desses apartamentos em CGI:












É realmente interessante e atractivo do ponto de vista do design do edifício e da eventual funcionalidade... mas vejamos agora as imagens reais...










Um bocadinho diferente não??
Se vos disser que é um T0 e estão a pedir 375 Euros?? E se vos disser que apenas tem 38m2 ? É mais pequeno que alguns quartos de Hotel ?!

Mas, não estando satisfeito, fui vê-lo por dentro. Neste caso em particular, a proprietária, que demonstrou ser bastante ponderada, queria arrendar o alojamento por apenas 275 Euros, afirmando que seria o preço mais lógico e equilibrado para um apartamento daqueles e para as despesas que teria. Aceitável. Se bem que para mim os 200/250 euros eram mais condizentes com a condição de vida que aquelas unidades proporcionam a uma pessoa.

Confesso que o tal Loft é maior do que parece nas fotos ai em cima mas, apesar de tudo, deixa muito a desejar como ‘casa’ e muito menos como Loft.

Ora um Loft terá mais a ver com isto penso eu:












Serão alojamentos que podem, apesar de tudo, ser construídos de raiz normalmente utilizando pés-direitos altos com a inclusão de mezzanines para uma divisão do espaço em altura, ficando, normalmente, o espaço mais intimo reservado ao sono, na parte superior.

Claro que depende do tamanho do espaço, sendo os verdadeiros Loft’s, para mim, aqueles que aproveitam grandes open spaces de antigos armazéns, galpões, lojas e outras estruturas de médias e grandes dimensões, como poderá ser também exemplo duas propriedades horizontais unidas na vertical. Esses sim, são Loft’s, como aliás bastará ir a um dicionário de inglês para perceber o significado dessa palavra.

A tendência reforçou-se na década de 70, do século passado, em Nova York, com a recuperação de grandes open spaces para utilização como alojamentos à imagem dos Loft’s criados na década de 20 por Le Corbusier.

A verdade é que isto é apenas um exemplo da forma displicente com que se utilizam termos para se vender e arrendar a alto preço. E o mais engraçado é a forma como os ditos eruditos na matéria reafirmam tudo o que de errado é divulgado pelas empresas de construção.


Aliado aos termos pomposos que nada têm a ver com a realidade, surgem edifícios pobres em qualidade construtiva e com materiais que apesar de aparentarem ser modernos, o são apenas no aspecto e não na qualidade, ainda que colocados em alojamentos ditos de luxo e avant-garde.

No edifício mencionado, que na minha opinião é, a bom da verdade, interessante para se viver temporariamente no caso de sermos estudantes ou profissionais temporariamente deslocados na área,(mas não aos preços pedidos) existe uma lavandaria comum na cave.
É uma ideia que se enquadra na tipologia do edifício, só que, (existe sempre o ‘mas’) mais uma vez me parece incrivelmente mal pensada.
Decompondo a afirmação, temos cerca de 50 unidades de alojamento para 2 máquinas de lavar roupa de 5 kg cada.

Ora se cada apartamento albergar apenas 1 indivíduo, serão 50 indivíduos para 2 máquinas de lavar normalmente aconselháveis para uma unidade familiar de 3 pessoas cada. Temos então um rácio de aproximadamente 1:8, manifestamente insuficiente para suprir as necessidades do edifício. Mau planeamento ou tentativa de reduzir os gastos? Escolham.

Bom, para terminar...

Com esta coisa a que assistimos, de pessoas a largarem as casas que compraram nos dias gordos do despesismo, onde toda a gente tinha a benesse dos nossos queridos bancos que emprestavam dinheiro ao desbarato, mesmo para aqueles que não tinham mais dinheiro senão para pagar a hipoteca, os preços dos arrendamentos começaram a subir face à procura e à pouca oferta existente...(apesar da quantidade enorme de apartamentos devolutos que para ai andam)

Se há 6 meses um apartamento T1 numa determinada zona de Aveiro estava no mercado de arrendamento por 250 Euros, hoje, o mesmo apartamento, arrenda-se por 350 Euros. E eu assisti a esta situação in loco.

E para quem não acredita nisto que acabei de referir, basta analisar os classificados dos jornais aveirenses em Setembro de 2008 e em Fevereiro de 2009... e continuam a subir.

Tudo bem, podem referir que será o mercado a auto regular-se... sim é verdade, é a base da economia de mercado, havendo pouca oferta para a procura existente, os preços sobem...

Mas...cá para nós... não foi mais ou menos isso que provocou o caos em que estamos actualmente??...a falta de limites na especulação?

Bem, de certa forma compreendo que um T1 se possa arrendar entre os 300/350 Euros.
Mas quando se vê o que eu já vi nesta busca de casa, - desde autênticos pardieiros sujos e completamente degradados, a apartamentos ditos de ‘luxo’ com 30 metros quadrados a preços exorbitantes, para não esquecer que esses valores estão bem acima dos 35% de taxa de esforço de um individuo cujo sálario se encontra na média da região, começo a questionar-me das consequências da ganância existente nestes negócios.

É de tal forma irracional o que se vê que fico completamente absorto em ideias que me fazem questionar se estarei entre iguais, ou se estarei entre animais selvagens...

E é nesse sentido que acredito, face ao ‘pecado mortal’ em que o capitalismo liberal se baseia – a ganância - que a economia actual necessita de regulamentações rigorosas, passando inclusivamente por se tabelar os preços máximos de serviços e produtos. Assim, seria possível controlar o crescimento desmesurado e descontrolado de determinadas áreas e pessoas em detrimento de outras(os)

Quer lêr mais sobre o tema ‘ganância’? Clique aqui.



2 comentários:

johnnie walker disse...

ganda post!!

melhor ainda a ultima parte a fazer pub ao meu ganda blog (http://walkingincambridge.blogspot.com/)

No entanto queria apenas deixar a nota para futura referencia: em Cambridge ando a pagar 382euros por um SIMPLES QUARTO!!! É verdade que tenho acesso virtual à casa inteira, que é enorme. Mas o meu espaço privado resume-se ao quarto. No entanto Cambridge, Oxford e Londres são das cidades mais caras no UK em termos de arrendamento...por motivos obvios...

já agora, por falar em preços...deixo-vos o meu blog: http://walkingincambridge.blogspot.com/

despeço-me com amizade...e com mais uma publicidadezinha ao meu blog http://walkingincambridge.blogspot.com/

Joao
(criador do http://walkingincambridge.blogspot.com/)

Anónimo disse...

Se quiseres ... tenho uma barraca para arrendar e baratinha!